top of page

Triângulo do Fogo

 

Há fogo quando há combustão. Combustão nada mais é do que uma reação química das mais elementares, geralmente uma oxigenação

O triângulo do fogo é a representação dos três elementos necessários para iniciar uma combustão. Esses elementos são o combustível que fornece energia para a queima, o comburente que é a substância que reage quimicamente com o combustível e o calor que é necessário para iniciar a reação entre combustível e comburente. Para que se processe esta reação, obrigatoriamente dois agentes químicos devem estar presentes: Combustível e Comburente.

Combustível: É tudo que é suscetível de entrar em combustão (madeira, papel, pano, estopa, tinta, alguns metais, etc.)

Comburente: É todo elemento que, associando-se quimicamente ao combustível, é capaz de fazê-lo entrar em combustão (o oxigénio é o principal comburente) .

Temperatura de Ignição: Além do combustível e do comburente, é necessária uma terceira condição para que a combustão possa se processar. Esta condição é a temperatura de ignição, que é a temperatura acima da qual um combustível pode queimar.

Além do triângulo de fogo, temos também o tetraedro de fogo que, além de incluir combustível, comburente e calor, também considera a reação em cadeia, pois para o fogo se manter aceso é necessário que a chama forneça calor suficiente para continuar a queima do combustível(1).

Glossário do Incêndio

(1)http://www.bombeiros.com.br/br/bombeiros/glossario.php

TRAINING – ACONSELHAMENTO - SEGURANÇA

 

 

 

Fale conosco: jonathanfrios@hotmail.com

                    TIM(31)94434978  OI (31)87196584 

© 2014 por Brigada de Incêndio. Orgulhosamente criado por Jonathan Rios e equipe

bottom of page